Construção Cemented
É o método industrial mais comum, onde toda a gáspea é colada à entressola com cola. Colas industriais muito desenvolvidas que criam uma ligação extremamente forte. Sem costuras visíveis.
Construção Califórnia
Muito utilizado em calçado casual é um método preciso, devido ao facto de serem costurados a gáspea e a palmilha antes de ser enformado, sem necessidade de margem de montagem. Geralmente com uma virola a toda a volta que no processo de montagem será fundamental como margem de montagem, para ser cementado e lhe dar um acabamento resistente.
Construção Strobel
Geralmente mais utilizado em calçado desportivo, trata -se de um método preciso em que a gáspea e o forro são ambas costuradas à entressola ou sola. Isto é o corte e a palminha são extraídas de precisa não requerendo margem de montagem. Podemos ver as costuras normalmente se retirarmos a palmilha de acabamento.
Construção Blake-Stitched
Este processo passa por costurar a palmilha, a gáspea e a sola numa costura única utilizando máquinas especificas, é um processo simples e rápido.
Construção Stitch and Turn
Nesta construção a gáspea e o forro são cosidos do avesso e depois voltados para esconder as costuras no interior do sapato. Sendo que a costura é sempre iniciada na frente do sapato. Posteriormente são coladas solas de modo a garantir a durabilidade do sapato.
Construção Mocassin
Definida por uma particularidade, ela deve ser feita a partir de uma construção enrolada, isto é, uma única camada forma a palmilha e a gáspea, sendo que as extremidades são costuradas ao espelho.
Construção Saqueto
Esta técnica passa por unir o forro com a palmilha de acabamento através de uma costura, formando um saco. Depois de introduzir a forma o processo é finalizado pelo método mais utilizado, cemented, em que a gáspea é fixada à palmilha e por conseguinte à sola.
Contudo requer de uma particularidade, na parte inferior da palmilha de acabamento é colocada uma espuma macia que ira dar uma maior sensação de conforto.